Lugar da Camba, apartado 1, 5425-999 Vidago

Tipos de competições

TIPOS DE COMPETIÇÕES

As partidas de golfe podem ser disputadas em diversas modalidades de apuramento de resultados, quer em singulares, quer por equipas de dois ou mais jogadores.

As partidas são disputadas por pancadas (strokeplay oumedal) ou por buracos (matchplay).

O vencedor de uma partida por pancadas é o competidor que faz a volta com menor número de pancadas. O jogo, pode ser disputado com abono – net –ou, sem abono – gross – sendo o vencedor, o jogador que apresentar, respectivamente, o menor resultado líquido ou bruto.

Numa partida por buracos o jogador que meter a bola num buraco com menos pancadas ganha esse buraco. A contagem é feita da seguinte forma: tantos buracos “acima”, “tantos para jogar” ou “igualdade”. Exemplificando, se um jogador estiver a liderar a partida com três buracos de vantagem e só restarem dois para jogar, já não pode perder e diz-se, então, que é um vencedor 3&2. Se as pontuações forem iguais quando os jogadores chegarem ao último buraco e um dos jogadores ganhar esse buraco, diz-se, que ganhou por um buraco (1up ou acima). Se os jogadores chegaram ao fim dos 18 buracos, com 9 buracos ganhos por cada um, neste caso terminaram em igualdade (square).

As igualdades de resultados, quer nos jogos por pancadas, quer nos disputados por buracos são desempatados por “morte súbita” (sudden-death playoff), isto é, o primeiro jogador a ganhar um buraco é considerado vencedor.

Outra modalidade de competição muito praticada é, o “Stableford” – nome de seu criador o Dr. Frank Stableford – em que a partida é disputada por buracos sendo a pontuação atribuída em função do número de pancadas efectuadas, acima , abaixo ou igual ao par de cada buraco. Assim, se a partida for disputada sem abono e o jogador apurar duas ou mais pancadas acima do par do buraco, não pontua; se fizer apenas uma pancada acima do par do buraco regista 1 ponto; se fizer o par obtém 2 pontos; se concretizar uma pancada abaixo do par (birdie) obtém 3 pontos; e, assim por diante. O resultado da partida é obtido somando a pontuação efectuada em cada buraco.

Se a partida for disputada com abono é evidente que o par do buraco será um “par net”, isto é, será o par indicado no cartão majorado de uma ou duas pancadas (se o abono for superior a18) de acordo com o índice do buraco (stroke index). Isto é, um jogador com abono ou “handicap” 5, juntará uma pancada a mais ao par indicado no cartão em cada um dos buracos que apresentarem índices dos buracos (stroke index) de 1 a 5 (ver cartão de resultados).

Outras modalidades de competição que se jogam, individualmente, com alguma frequência, são as partidas por pancadas, denominadas flag e eclectic e a partida por buracos, conhecida porbogey ou par.

Na flag o vencedor da partida é o jogador que se encontrar mais perto do buraco 18 ou do 1, 2, etc já numa segunda volta, no momento em que esgotar o somatório das pancadas standarddo percurso com as suas pancadas de abono (handicap). O nome do torneio provem do facto de cada jogador, ao atingir o seu somatório de pancadas, ter de assinalar a ocorrência espetando no solo, no local onde deu a última pancada, uma bandeira (flag) com o seu nome.

Os abonos (handicaps) dos jogadores, para efeito de apuramento dos resultados nesta modalidades de competição, são os que resultam do calculo de sete oitavos dos abonos que lhes estão atribuídos.

A modalidade eclectic é uma competição que se estende por mais de uma volta, realizando-se, regra geral, em dias sucessivos, podendo no entanto disputar-se durante várias semanas ou meses. Em cada uma das voltas o jogador procura melhorar o seu resultado.

Os abonos com que cada jogador participa neste tipo de competição são os que resultam do calculo de sete oitavos dos abonos que lhes estão atribuídos.

O resultado pode ser apurado através do número da pancadas ou por pontos stableford.

A competição bogey é uma variante da partida em que o resultado é apurado em pontos stableford. O jogador disputa os buracos contra os “par” indicados no cartão, deduzindo ao número de pancadas realizadas as pancadas de abono a que tiver direito, tendo em conta o índice do buraco (Stroke Index) impresso no cartão. Se tiver realizado o “par net” do cartão, regista 0 (zero), se tiver jogado uma ou mais pancadas abaixo do par do cartão, regista – (menos), noutra hipótese indica + (mais). No final dos dezoito buracos apura o total anulando os mais com os menos e não contando os zeros. Assim poderá terminar, p.e, com +3 ou – 6.

Neste tipo de competição, os abonos dos jogadores são reduzidos a 3/4 dos abonos que lhes estavam atribuídos.

No golfe, para além das partidas em que os resultados são apurados individualmente, é muito vulgar jogarem-se partidas por equipas. Destas, as mais correntes são as : foursome, four ball – better ball e greensomes. Outra modalidade menos habitual, é a texas scramble.

A partida jogada em foursomes disputa-se entre quatro jogadores, que se constituem em equipas de dois e, em que, cada formação joga apenas uma bola. Um dos jogadores da equipa sai do ponto de partida do primeiro buraco e o outro membro da equipa joga a segunda pancada, prosseguido o jogo com batidas alternadas até à introdução da bola no buraco. Assim um dos jogadores sai do ponto de partida dos buracos ímpares e o outro dos pontos de partida dos buracos pares.

Estas competições podem ser disputadas por pancadas ou por buracos, sendo, regra geral, os abonos de cada jogador reduzidas a 3/4 dos abonos que lhes estão atribuídos.

Nas partidas four ball- better ball defrontam-se equipas de dois jogadores em que cada um joga uma bola. O melhor resultado de cada buraco de cada equipa é que conta para o apuramento final do resultado da partida. Esta pode ser disputada por pancadas ou por buracos.

O abono de cada jogador, é, regra geral, reduzido a 3/4 do respectivo montante, sendo depois apurado o número de pancadas da diferença para o jogador de mais baixo abono, constituindo este diferencial o abono com que os jogadores, de cada equipa jogam a partida.

Nas competições disputadas na modalidade de greensomes entre quatro jogadores que agrupam em equipas de dois, jogam dos pontos de partida de cada buraco a sua bola. Em seguida, escolhida a bola de cada lado que fica em jogo efectua a segunda batida o jogador cuja bola inicial não tenha sido escolhida. Depois alternam-se as pancadas entre os jogadores de cada equipa até à conclusão do buraco. Esta modalidade pode ser jogada por buracos ou por pancadas.

O abono de cada equipa é apurado através do somatório dos resultados obtidos calculando, sessenta por cento de abono mais baixo e quarenta por cento do abono mais alto.

O texas scramble é uma competição que se joga por equipas, regra geral, formadas por quatro jogadores, em que cada jogador bate a sua bola do ponto de partida de cada buraco. O capitão da equipa escolhe, a melhor bola jogada, devendo os outros jogadores colocar as suas bolas no local onde aquela se encontra, efectuando, em seguida, as respectivas batidas. Este procedimento repete-se até que uma das bolas entre no buraco, sendo o resultado obtido pelo número de pancadas. Para o calculo do resultado net, intervém o abono da equipa que, regra geral, se apura somando os abonos dos quatro jogadores e dividindo o resultado por oito.