- LIMITES DE CAMPO
“Limites do campo” são linhas que delimitam o terreno onde se pode jogar o golfe. Poderão estar indicados por estacas brancas, sebes, muros, postes ou por uma linha no solo. A linha de limite de campo é determinada pelos pontos interiores às estacas e à base das sebes e pelos pontos exteriores dos muros. São definidos por: MUROS e ESTACAS BRANCAS.
- OBSTÁCULOS de AGUA
Obstáculo de água é qualquer lago, rio, bacia ou zona de drenagem superficial. Os obstáculos de água são delimitados pelas estacas vermelhas ou amarelas ou, na ausência destas, pelas suas margens.
2.1 OBSTÁCULO DE AGUA FRONTAL – Estacas amarelas
2.2 OBSTÁCULO DE AGUA LATERAL – Estacas vermelhas
Os espaços localizados à esquerda do buraco 7/16 (o rio e os terrenos) e por trás do buraco 6/15, limitados por estacas vermelhas, são considerados “obstáculo de água lateral”.
- OBSTRUÇÕES
É tudo o que seja artificial (feita pelo homem), exceto:
– Objetos que definem limites de campo
– Construções declaradas “parte integrante do campo”
3.1 OBSTRUÇÕES FIXAS
São as seguintes as obstruções amovíveis:
– Estacas de marcação – Postes eléctricos – Marcas dos “TEE” de Saída
– Placards – Vedações de arame – Poços e bocas de rega
– Construções – Tee´s do Pitch & Putt
Se uma obstrução amovível interfere na posição ou no “swing” de um jogador, ele tem o direito de “dropar” a bola, sem penalidade.
Se uma obstrução amovível interfere na linha de jogo entre a bola e o “buraco”, estando esta à distância de menos de 2 tacos do “green” do buraco em jogo, o jogador poderá “dropar” a bola no ponto mais próximo sem a interferência.
3.2 OBSTRUÇOES MOVIVEIS
São as seguintes as obstruções que se podem mover:
– Mangueiras e material móvel de rega – Material de manutenção de campo – Nos “bunkers” : Pinhas, ramos, pedras
3.3 NÃO SÃO OBSTRUÇÕES
Consideradas “parte integrante do campo”: – Muros de suporte do TEE de SAIDA – Caminhos de terra – Muros de limites de obstáculos de água
- TERRENO EM REPARAÇÃO
São zonas definidas por estacas azuis nas quais é proibido jogar. O jogador tem que levantar a bola e deixá-la cair, sem penalidade, dentro da distância de um “taco” do ponto de não interferência, não mais perto do buraco.
São considerados Terreno em reparação, mesmo que não esteja indicado: – Material empilhado para ser retirado; – Obras a realizar no campo; – Marcas de rodados de Máquinas; – Árvores com estacas azuis
– Caminho com gravilha no buraco 9/18.
– Regos e saibro resultantes das águas pluviais entre os buracos 7/16 e 8/17.
– No buraco 6/15, se a bola ficar na ZTR, à direita do buraco, o jogador deverá “dropar” até um taco do limite dessa zona, no rough do mesmo buraco (6/15).
- BOLA ENTERRADA
Bola que fique enterrada pela força do seu impacto, poderá ser levantada, limpa e “dropada”, sem penalidade.
- BOLA QUE BATE NOS POSTES OU FIOS ELÉTRICOS OU PLACARDS terá que ser repetida, sem penalidade.
Bola que bate nos postes e/ou na rede, entre os buracos 7/8 e 16/17, não terá direito a repetição.
- PERMITIDA A COLOCAÇÃO DA BOLA
O jogador poderá nos Fairway´s marcar a bola, limpá-la e colocá-la num raio de um taco, não mais próximo do buraco, fora de um obstáculo ou fora de um “green”.
- SE TIVER DÚVIDAS EM COMO PROCEDER
Jogue uma segunda bola, registe os dois resultados no cartão e depois de obter um parecer da Comissão de Provas, corrija o cartão.
A Comissão de provas